Antes de começarmos a falar sobre
esses três tipos de currículos, vamos definir em poucas palavras o que é um
Currículo escolar;
“Basicamente, o currículo é uma lista de tudo
aquilo que uma escola pretende ensinar. Pode também conter informações mais
precisas sobre como e quando vai fazê-lo e também sobre os processos de
avaliação das aprendizagens. Geralmente, resumem-se a uma relação de matérias,
cada uma com seus conteúdos, apresentados na sequência na qual devem ser
trabalhados com os alunos de cada série.”
O
Currículo escolar pode sofrer alterações com tempo, algumas matérias podem
deixar de fazer parte do currículo como, por exemplo, o Latim, e outras podem entrar
no currículo como, por exemplo, Educação Ambiental, Isso acontece também pelas
mudanças sociais, que aprendemos no curso de pedagogia na disciplina de Cultura
e Sociedade, aonde vimos que essas mudanças vêm trazendo novos desafios a serem
enfrentados e o ambiente escolar é essencial, para formar sujeitos éticos,
críticos para poder analisar e formar sua própria opinião, sobre esses fatos,
mas para isso acontecer precisamos inserir esses temas no currículo escolar.
“O currículo por si só possui uma intencionalidade, um
posicionamento político que é temporal e dinâmico. Se configura e se reorganiza
em saberes, tempos, espaços e sujeitos. A grande atual questão é integrar o currículo
cruzando os conhecimentos e referenciais culturais construindo uma ponte com os
conhecimentos escolares e extracurriculares.”
Para finalizar sobre o Currículo,
assistam agora a um vídeo de Katia Smole, Coordenadora Geral do Mathema, Com práticas que podem ajudar a criar um currículo escolar de qualidade.
Muito bom, me ajudou a entender o que eu precisava.
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