quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Currículo.


Antes de começarmos a falar sobre esses três tipos de currículos, vamos definir em poucas palavras o que é um Currículo escolar;

Basicamente, o currículo é uma lista de tudo aquilo que uma escola pretende ensinar. Pode também conter informações mais precisas sobre como e quando vai fazê-lo e também sobre os processos de avaliação das aprendizagens. Geralmente, resumem-se a uma relação de matérias, cada uma com seus conteúdos, apresentados na sequência na qual devem ser trabalhados com os alunos de cada série.

O Currículo escolar pode sofrer alterações com tempo, algumas matérias podem deixar de fazer parte do currículo como, por exemplo, o Latim, e outras podem entrar no currículo como, por exemplo, Educação Ambiental, Isso acontece também pelas mudanças sociais, que aprendemos no curso de pedagogia na disciplina de Cultura e Sociedade, aonde vimos que essas mudanças vêm trazendo novos desafios a serem enfrentados e o ambiente escolar é essencial, para formar sujeitos éticos, críticos para poder analisar e formar sua própria opinião, sobre esses fatos, mas para isso acontecer precisamos inserir esses temas no currículo escolar. 

O currículo por si só possui uma intencionalidade, um posicionamento político que é temporal e dinâmico. Se configura e se reorganiza em saberes, tempos, espaços e sujeitos. A grande atual questão é integrar o currículo cruzando os conhecimentos e referenciais culturais construindo uma ponte com os conhecimentos escolares e extracurriculares.


Para finalizar sobre o Currículo, assistam agora a um vídeo de Katia Smole, Coordenadora Geral do Mathema, Com práticas que podem ajudar a criar um currículo escolar de qualidade.



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